sábado, 4 de junho de 2011

Andrea Pozzo - Biografia

Arquiteto e crítico de arte italiano, Pozzo nasceu em Trento a 30 de novembro de 1642 e morreu em Viena a 31 de agosto de 1709. Foi muito conhecido por seus grandiosos afrescos usando a técnica ilusionística chamada quadratura, na qual a arquitetura e fantasia se entremisturam. Sua obra-prima é o teto da nave da Igreja de Santo Inácio, em Roma.
Foi um artista extraordinário, versátil como arquiteto, decorador,
pintor, teórico da arte e uma figura significativa no Barroco Romano. Estudou pintura em Milão, Gênova e Veneza. Entrou na vida eclesiástica ainda muito jovem, na Ordem dos Jesuítas.
Sua obra-prima, as perspectivas quiméricas em afrescos da cúpula, o abside e o teto da Igreja Jesuíta de Santo Inácio, em Roma, é uma das mais notáveis criações da Roma Barroca, e guiou por várias gerações o estilo de decoração interna do Barroco em afrescos de tetos por toda a parte da Europa Católica.

Andrea Pozzo era um religioso jesuíta italiano, que fez grandes pinturas nos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão,para quem olhava de que as paredes
e as colunas da igreja continuam no teto, que se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam-nos para
a santidade.
Outras obras principais: São Jesus-Menino adormecido sobre a Cruz, em Dresde; retrato de um jesuíta, em Florença; a capela da Anunciação na Igreja de Santo Inácio; o altar do fundador da Companhia na Igreja de Jesus e os projetos para as duas fachadas de S. João Latrão.
Além de pintor, foi arquiteto e teórico de arte e deixou um tratado, Prospettiva de pittori e architetti, publicado em Roma em 1693.

Um comentário:

  1. só acho engraçado que ninguém menciona os erros explícitos na escritura das obras mais conhecidas.

    ResponderExcluir